FAQ SrcNet (Perguntas e Respostas)

Cadastrar sua empresa

O cadastro de empresa pode ser feito através do site (www.consorcioguaicurus.com.br) no menu – SERVIÇOS > SRCNET > CADASTRE-SE AGORA.

Assim que o cadastro for concluído, será enviado no e-mail cadastrado um login e uma senha que deve ser alterada de imediato, para acesso ao nosso sistema de vale transporte.

Para trocar a senha, clique no ícone acima do nome da empresa (lado superior esquerdo), clique em “Alterar senha” e cadastre uma nova senha.

Apenas o e-mail informado será utilizado para qualquer alteração de dados e para o recebimento da Nota Fiscal.

Solicitar cartões Vale Transporte (1° via)

Menu: USUÁRIOS > CADASTRO > USUÁRIOS > NOVO > preencher os dados solicitados e salvar.

Neste menu além de cadastrar o colaborador, também é possível visualizar todos os cartões cadastrados.

Observações:

Endereço – Em casos de endereço extenso, será necessário abreviar, não utilize caracteres (ponto, virgula ou símbolos).

Matrícula – Este campo poderá ser qualquer número aleatório, desde que não repetido para outro colaborador. (Por exemplo: n° de registro do funcionário junto a empresa).

Campo – Créditos habituais só devem ser preenchidos caso a solicitação para o colaborador seja mensal e a mesma quantidade de créditos.

A 1ª via do cartão é gratuita e fica pronta no segundo dia útil após o cadastro, devendo ser retirada no CAC – Central de atendimento ao cliente do Consorcio Guaicurus de segunda à sexta-feira, horário de funcionamento 07:30hs às 17:00hs – Rua 25 de Dezembro, 924 (Shopping Marrakech – 2° andar) – Centro, mediante autorização da empresa.

A autorização de retirada pode ser emitida acessando ao menu CADASTRO > RELATÓRIOS > AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CARTÕES 1° VIA, que deverá ser datada, carimbada e assinada.

Se for emitida por sua empresa (não utilizando modelo padrão sugerido acima) deve conter obrigatoriamente: CNPJ, Razão Social, nome da pessoa autorizada a retirar os cartões e o nome dos novos funcionários cadastrados.

Cartões Reservas

A empresa poderá manter até 10% de seus cartões ativos como reserva, utilizando o CPF padrão 111.111.111-11. A solicitação de Cartões Reservas poderá ser feita através do: Menu: USUÁRIOS > CADASTRO > USUÁRIOS > NOVO > preencher o CPF com a numeração padrão 111.111.111-11 e salvar.

Solicitar cartões Vale Transporte (2° via)

1° – Bloquear cartão antigo

Menu: USUÁRIOS > CARTÕES > BLOQUEIO DE CARTÕES, informar o código ou serial do cartão antigo e confirmar.

Caso não tenha o número do cartão, pode ser consultado através do nome, no menu USUÁRIOS > CADASTRO > USUÁRIOS.

2° – Após o bloqueio do cartão:

Acessar Menu – CARTÕES > SOLICITAR 2° VIA DE CARTÕES, selecionar o cartão, e solicitar, fazer a impressão do boleto a ser pago (valor equivalente a três tarifas).

Por determinação do Banco Central, todos os boletos são registrados, por isso deve-se aguardar o prazo de até 4 horas para pagamento.

A retirada do cartão deverá ser feita no segundo dia útil após o pagamento no CAC – Central de atendimento ao cliente do Consorcio Guaicurus de segunda à sexta-feira, horário de funcionamento 07:30hs às 17:00hs – Rua 25 de Dezembro, 924 (Shopping Marrakech – 2° andar) – Centro.

Necessário portar: boleto ou autorização da empresa contendo: o código do cartão, CNPJ, Razão Social, nome da pessoa autorizada a retirar o cartão.

A autorização de retirada também pode ser impressa no menu USUÁRIO > CARTÃO > RELATÓRIO > REQUISIÇÃO DE 2° VIA DE CARTÃO, que deverá ser datada, carimbada e assinada.

Reimpressão de boleto de 2° via de cartão

Para boletos na data de vencimento acessar: Menu USUÁRIOS > CARTÃO > REIMPRESSÃO DE BOLETO DE 2° VIA.

Para boletos vencidos: Menu – CARTÕES > SOLICITAR 2° VIA DE CARTÕES, pesquisar pelo código do cartão, ao aparecer a solicitação dar um duplo clique na linha onde consta o número da requisição e data.

O sistema perguntará se deseja remover o boleto vencido e gerar uma nova solicitação de 2° via, clicar em Ok, quando será gerado um novo boleto com nova data de vencimento.

Se o boleto não estiver vencido, o sistema vai perguntar se deseja reimprimir.

Requisição de crédito – solicitar créditos para os cartões Vale Transporte

Menu REQUISIÇÕES > REQUISIÇÃO DE CRÉDITOS.

Clique duas vezes no nome do colaborador, ao habilitar coloque no campo saldo a quantidade desejada de vale transporte, a seguir clique neste ícone (lado esquerdo da tela) para gravar a informação.

Se desejar colocar créditos para mais colaboradores, é só ir clicando nas linhas de cada um e colocar no campo saldo a quantidade desejada e ao finalizar clicar em “Salvar”.

Após salvar, entre no Menu: REQUISIÇÕES > ENVIAR REQUISIÇÃO, verifique a requisição (data, hora, empresa, total de créditos e valor), clique duas vezes, confirme o envio e imprima o boleto.

Caso não seja emitido o boleto, verifique se o pop-up do navegador está bloqueando o arquivo.

Para imprimir a relação dos usuários que constam na requisição, entre no menu REQUISÇÕES > RELATÓRIOS > REQUISIÇÃO DE CRÉDITOS, clicar duas vezes na requisição desejada.

Após o pagamento do boleto em dia útil, os créditos estarão liberados no dia útil seguinte a partir das 06h00min, podendo ser feita a recarga em qualquer terminal, Estação Peg Fácil ou nos ônibus.

 A nota fiscal será enviada automaticamente pela PMCG – Prefeitura Municipal de Campo Grande, no prazo de até 5 dias úteis.

Requisição de créditos utilizando importação de arquivo

Temos a opção de envio de requisição através de arquivo para importação, que geralmente é utilizado por empresas com maior número de funcionários.

MENU > REQUISIÇÕES > ARQUIVO > IMPORTAÇÃO DE REQUISIÇÃO e escolha qual o formato do arquivo (CSV ou .TXT).

Logo abaixo há uma aba de instruções de exemplo para importação e um arquivo em formato .TXT que poderá ser baixado e editado.

Siga todas as instruções, escolha qual formato deseja enviar e clique em “Escolher Arquivo”, selecione o arquivo de importação e clique em confirmar.

Reimpressão de boleto de requisição de crédito

Menu REQUISIÇÕES > RELATÓRIOS > REIMPRESSÃO DE BOLETO DE REQUISIÇÃO DE CRÉDITO.

A data de vencimento não pode ser alterada, caso vença deverá ser feito nova solicitação.

Consultar saldo de cartão Vale Transporte

Menu USUÁRIOS > CARTÃO > SALDO DE CARTÃO – digitar o código ou serial do cartão, o saldo do cartão informado refere-se a data exibida da última utilização registrada.

Em caso de 1° via do cartão, o saldo somente estará disponível para visualização após a utilização. 

Consultar a recargas efetuadas no cartão Vale Transporte

Informa as recargas inseridas no cartão e a data da validação. Menu USUÁRIOS > CARTÃO > RELATÓRIO > RECARGA DE CARTÃO.

Consultar as recargas de uma determinada requisição

Nesse menu é possível identificar se o colaborador validou a recarga da requisição selecionada.

Menu REQUISIÇÕES > CONSULTA STATUS DE REQUISIÇÕES, clicar duas vezes na requisição desejada.

Status Carregado – significa que a recarga foi feita (créditos foram inseridos no cartão)

Status Disponível – significa que a recarga está disponível, mas não foi inserida no cartão.

Extrato cartão Vale Transporte – utilizações

O relatório de utilizações é emitido através de solicitação via ofício que deve ser protocolado junto ao CAC do Consorcio Guaicurus – Rua 25 de Dezembro, 924 (Shopping Marrakech – 2° andar) – Centro. No ofício deverá conter: o código do cartão, nome do usuário, e o período que deseja, lembramos que o relatório pode ser emitido até os últimos 90 dias e será cobrada uma taxa de 5 (cinco) tarifas vigentes a cada 30 dias solicitados, este ofício deverá estar carimbado e assinado pelo responsável pela empresa.

Transferência de crédito Vale Transporte

Menu REQUISIÇÕES > TRANSFERÊNCIA DE CRÉDITOS.

É necessário anexar a documentação informada no Srcnet clicando no botão “UPLOAD DA DOCUMENTAÇÃO”.

A transferência de crédito é realizada apenas quando os créditos da requisição ainda não foram carregados (status disponível) no cartão e somente para cartões vinculados para a mesma empresa.

Boleto vencido

O boleto após seu vencimento deve ser desconsiderado, neste caso deverá ser gerado uma nova requisição, esta operação não gera nenhum custo, pois os créditos somente serão liberados ou a 2° via emitida quando houver pagamento do boleto.

Consultar cartão Vale Transporte

Neste Menu é possível verificar se o cartão Vale Transporte está vinculado a sua empresa e os dados cadastrados.

Menu USUÁRIOS > CADASTRO > USUÁRIOS.

Digite o código do cartão ou nome do colaborador.

Vincular cartão – adicionar o cartão Vale Transporte ao controle da sua empresa

Menu USUÁRIOS > CARTÃO > VINCULAR CARTÃO.

Digite o código ou serial do cartão e clique em CONFIRMAR. Após a vinculação, o colaborador estará disponível na Listagem de Cadastros.

Só poderão ser vinculados cartões Vale Transporte que se encontram desvinculados de qualquer empresa.

Desvincular cartão – retirar o cartão Vale Transporte do controle da sua empresa

Menu USUÁRIOS > CARTÃO > DESVINCULAR CARTÃO.

Digite o código ou serial do cartão e clique em CONFIRMAR. Após a desvinculação, o colaborador deixará de constar na Listagem de Cadastros.

Só poderão ser desvinculados cartões Vale Transporte que se encontram vinculados a sua empresa.

Disponibilizar cartão

Utilizado para limpar dados do cadastro do cartão, deixando-o disponível para uso por outro usuário.

Menu USUÁRIOS > CARTÃO > DISPONIBILIZAR CARTÃO

Associar cartão

Cadastrar um novo usuário a um cartão já existente na empresa (cartão disponível).

Menu USUÁRIOS > CARTÃO > ASSOCIAR CARTÃO