A partir desta terça-feira (25), o serviço de Teleatendimento da Prefeitura de Campo Grande para casos de pacientes com sintomas respiratórios será reforçado. O objetivo é ampliar o acesso ao serviço para pacientes que estejam com sintomas de Gripe ou Covid-19, diante do aumento expressivo na procura por atendimento nas unidades de saúde.
Atualmente, o serviço estava funcionando com equipe multidisciplinar composta por oito profissionais. O quadro será reforçado com mais oito profissionais, totalizando 16 profissionais por período, sendo quatro médicos.
O intuito do Teleatendimento é orientar e dar o devido encaminhamento ao paciente sintomático respiratório sem a necessidade de que ele se desloque ate às unidades de saúde, evitando assim o risco de contaminação. Somente neste mês de janeiro, o serviço já realizou mais de 9,2 mil atendimentos e a expectativa é dobrar nas próximas semanas.
Como funciona?
Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.
Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a condulta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados) de 7h às 19h.
O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Fonte: Prefeitura de Campo Grande
Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus