Campo Grande já está utilizando a Coronavac na vacinação de crianças de 6 anos ou mais e adolescentes até 17 anos, desde que tais grupos não sejam imunossuprimidos. A autorização e inclusão do uso do imunizante para este público no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas da Covid-19 foi divulgada em nota técnica do Ministério da Saúde (Sesau). O imunizante é comprovadamente seguro e eficaz.
No dia 20 de janeiro, a vacina Coronavac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliação para a faixa etária de 6 a 17 anos de idade para uso emergencial considerando as seguintes premissas: A faixa etária seja limitada a crianças de 6 a 17 anos (não imunocomprometidas) no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias.
Estudos recentes mostram que a vacina é eficaz contra a doença. Análises de efetividade para diversos desfechos da COVID-19 em aproximadamente 2 milhões de crianças de 6 a 16 anos de idade mostraram que após 7 dias da segunda dose da vacina, foi observada, em relação a crianças não vacinadas, uma efetividade de 74,23% (95%IC: 72,7-75,6) contra infecção por SARS-CoV2, 74,12% (95%IC: 72,375,7) contra COVID-19 sintomática, e 90,24% (95%IC: 79,1- 95,4) contra hospitalização por COVID-19.
Neste estudo nenhuma das crianças que necessitou ingresso em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ou que veio a falecer, era vacinada com Coronavac. Apesar de não ter havido mortes no grupo vacinado, o tamanho amostral não foi suficiente para analisar efetividade para este desfecho.
A dosagem da vacina é a mesma utilizada em adultos. Campo Grande conta com aproximadamente 28 mil doses de Coronavac, o que possibilitará avançar na vacinação de crianças e adolescentes.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus