NOTÍCIAS | Publicado em 14/05/2020 11:00:35    
Drive thru coronavírus já realizou mais de 2 mil exames em 4 municípios de MS

Em operação há pouco mais de um mês, o drive thru coronavírus já realizou 2.036 coletas para exames de diagnóstico da doença em quatro municípios. Mato Grosso do Sul foi pioneiro na implantação da iniciativa, que visa ampliar a testagem em todo o Estado e assim subsidiar as estratégias de combate à pandemia.

 

O drive thru está instalado atualmente em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá. De acordo com o boletim epidemiológico de ontem, das 1.743 amostras coletadas no drive thru coronavírus em Campo Grande, 1.705 deram negativo e 38 deram positivo.

 

Já das 148 amostras coletadas em Dourados, seis deram positivas e 142 foram descartadas. Já em Três Lagoas, das 131 amostras coletadas, 116 deram negativo e 15 positivo, enquanto que em Corumbá, das nove  amostras coletadas, todas deram negativo.

 

Segundo o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, o drive-thru é parte do pacote de ações que tem sido implementado desde o início das confirmações, assim como as barreiras sanitárias, o disque-covid, o mapa estratégico de leitos e o plano de ação para a saúde indígena, entre outros.

 

A consultada no serviço drive thru coronavírus é agendada via telefone e confirmada por SMS (mensagem por celular), com informações sobre data, horário e local de atendimento. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, sem que a pessoa tenha de sair do carro e sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos). O processo dura no máximo 20 minutos.

 

O resultado leva de 24 a 48 horas para ser expedido e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do disque-covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

 

Disk Dúvidas Coronavírus

 

Criado com o objetivo de tirar as dúvidas da população sul-mato-grossense em relação à pandemia, como sintomas e medidas de segurança sanitária, dentre outras, o Disque Dúvidas Coronavírus atendeu, de 24 de março a 11 de maio, 8.134 chamadas telefônicas. Neste intervalo foi necessário o empenho de viaturas em sete oportunidades.

 

Em Dourados, o Corpo de Bombeiros atendeu aproximadamente 900 chamadas e em Três Lagoas foram contabilizados mais de 500 atendimentos via telefone. Nos dois municípios o período de atendimento começou no dia 27 de abril.

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus