NOTÍCIAS | Publicado em 30/04/2020 11:21:56    
Hemosul fecha no feriado e reforça plantão para atender até as 17h no sábado

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul e todas as unidades do interior estarão fechadas nesta sexta-feira, feriado do dia internacional do trabalhador. No sábado (02.05) a unidade da Avenida Fernando Corrêa da Costa na Capital, fará plantão especial para atender os doadores voluntários. O atendimento, que normalmente vai até as 12h neste dia, será estendido para 17h. A medida é uma estratégia da unidade para manter os estoques de sangue.

 

Para doar sangue ou se tornar doador, o voluntário pode ir até o Hemosul pode agendar a doação. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) levou a instituição a implantar a doação programada como forma de evitar a aglomeração de pessoas e diminuir os riscos contágio. Os telefones são (67) 3312-1516 e (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035, exclusivo para whatssap. No interior do Estado, é possível agendar a doação por telefone.

 

Além das doações agendadas, o Hemosul adotou todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfrentamento da Covid-19 e reforça que uma única doação pode salvar até três vidas e não oferece nenhum risco à saúde. A orientação é que os doadores mantenham os cuidados para evitar o contágio durante todo percurso entre a sua residência e o local de doação.

 

O doador precisa apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

Critérios para doação de sangue, como ser doador de medula, doação por aférese, servidor doador, dúvidas frequentes, menor doador, horários e endereços, ouvidoria e outras informações relacionadas à doação em Mato Grosso do Sul podem ser conferidas no site do Hemosul – www.hemosul.ms.gov.br

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus