NOTÍCIAS | Publicado em 12/03/2020 10:31:04    
Laboratório Central de MS fará testes para o novo coronavírus

O Laboratório Central de Mato Groso do Sul (Lacen/MS) vai iniciar nos próximos dias os exames específicos para o novo coronavírus (Covid-19) que atualmente são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo. No início desta semana o Ministério da Saúde enviou 10 kits que possibilitam a realização de 240 testes.

 

Na próxima semana, a bioquímica Gislene Lichs, do Lacen/MS, irá para a Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), onde fará treinamento de dois dias sobre os procedimentos técnicos utilizados nos testes do coronavírus. Até o momento, o Laboratório Central de MS realiza exames para oito tipos de vírus respiratórios, entre eles o influenza.

 

Com a habilitação para o diagnóstico do coronavírus não haverá necessidade de as coletas serem enviadas para São Paulo, o que irá garantir mais agilidade no conhecimento dos resultados em casos suspeitos da nova doença.

 

 Material genético

 

O exame para o novo coronavírus é um teste de biologia molecular que identifica o material genético do vírus. A cada rodada, com cerca de 30 testes ao mesmo tempo, são utilizados um exemplar positivo e o outro negativo para controle.

 

Na análise, o laboratório utiliza amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta). Esses materiais são coletados das pessoas com a suspeita da doença com o uso de swabs, um tipo de hastes longas de plástico com algodões em suas pontas, ou ainda aspirados por sonda.

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus