NOTÍCIAS | Publicado em 04/12/2019 10:50:46    
Câmara aprova projeto para a implantação de novos corredores de ônibus

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que autoriza a prefeitura de Campo Grande a contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no âmbito do Programa Avançar Cidades para a implantação dos corredores de transporte coletivo Norte e Sul, que ligarão o centro da cidade aos terminais Guaicurus, Morenão, General Osório e Nova Bahia. Serão executados 31,6 quilômetros de recapeamento e implantação de rede de drenagem para eliminar pontos de alagamentos em vias como a Cônsul Assaf Trad, Alegrete e 25 de Dezembro, além de estações de pré-embarque e sinalização semafórica.

 

Serão contratados R$ 91,3 milhões (com R$ 4,8 milhões de contrapartida) em recursos da linha de financiamento do Avançar Cidades, no âmbito do programa Pró-Transporte, com encargos de 6% de juros ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. A contrapartida será de  5% do valor de investimento, com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento. Com a autorização legislativa, o próximo passo é o encaminhamento da assinatura  do contrato com a Caixa Econômica, seguido da licitação das obras.

 

Segundo o prefeito Marquinhos Trad, até chegar no estágio atual foram necessários dois anos de peregrinação no Ministério do Desenvolvimento Regional, com a apresentação de documentos. Em maio, o projeto de Campo Grande foi habilitado no Ministério e só cinco meses depois, no início de outubro, a proposta recebeu o aval da Caixa Econômica.

 

O projeto

 

Com os recursos do Avançar Cidades, receberão drenagem e asfalto novo as avenidas Costa e Silva, Coronel Antonino, Mato Grosso e Cônsul Assaf  Trad, além das ruas 25 de Dezembro e Alegrete, que formam o corredor norte, com investimentos de R$ 77,6 milhões. No corredor Sul serão aplicados R$ 17,3 milhões, abrangendo a Avenida Costa e Silva e a Rua Rui Barbosa.

 

O trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 quilômetros da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e região do Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo, na Avenida Rachid Neder. Quando há chuva mais intensa, ocorre o transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca), na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

 

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Rudi Fiorese, a implantação do corredor da Rua Rui Barbosa já está em fase de projeto e pode ser custeada com recursos do Reviva Campo Grande (financiamento do BID).

 

É possível que a verba de  R$ 9 milhões do Avançar Cidades previsto para este corredor seja remanejada para requalificar a Avenida Manoel da Costa Lima, que é também corredor de ônibus, fazendo a ligação entre os terminais Aero Rancho/Bandeirantes/Morenão.

 

Mobilidade urbana

 

Os recursos do Avançar Cidades vão  complementar os recursos do PAC Mobilidade Urbana , empréstimo de R$ 110 milhões (recursos do FGTS) disponível desde 2012. O projeto começou a ser executado pela atual gestão em 2017, com o recapeamento das ruas Guia Lopes e Brilhante e está andamento o da Bandeirantes.

 

Ainda para este ano está prevista a licitação da obra programada para a Avenida Gunter Hans, do trevo Imbirussu até o Terminal Aero Rancho. Com o contingenciamento dos recursos do Orçamento da União, que custeariam o recapeamento de outras  duas  ruas  do Corredor Sul (Rui Barbosa e Avenida Costa Silva), a prefeitura teve buscar esta outra alternativa de financiamento.

 

No PAC Mobilidade há recursos para recapeamento e implantação do corredor Sul, numa extensão de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, do Terminal Guaicurus até a rotatória da Avenida Interlagos e da Avenida Calógeras, que se estende por 3 quilômetros. Do corredor Norte há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 quilômetros), que já foi licitado e está em fase de contratação.

 

Corredores do transporte coletivo – 31,6 quilômetros

 

Corredor Norte

 

Avenida Mato Grosso – 4,8 quilômetros

 

Avenida Cônsul Assaf Trad – 10,52 quilômetros

 

Rua 25 de Dezembro – 2,07 quilômetros

 

Rua Alegrete – 1,87 quilômetros

 

Avenida Coronel Antonino – 4 quilômetros

 

Corredor Sul             

 

Avenida Costa e Silva – 4,37 quilômetros

 

Rua Rui Barbosa  – 4,04 quilômetros

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus