NOTÍCIAS | Publicado em 23/09/2019 11:16:02    
Primavera começou hoje e previsão é de calor e chuva constantes

A primavera começou oficialmente as 04h50 desta segunda-feira. Com a chegada da nova estação, pode haver mudanças no regime de chuvas de temperaturas para maior parte do Brasil. Climatologicamente é um período de transição entre as estações seca e chuvosa na região central do País, onde há o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso para a região centro-oeste, afirma a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima Franciane Rodrigues.

“As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e inicia-se o período de pancadas de chuva nos finais de tarde e início da noite devido ao aumento do calor e da umidade, que se intensificam gradativamente no decorrer da estação”, pontua. Durante a primavera, as temperaturas aumentam gradativamente na região Centro-Oeste e o modelo de previsão climática de precipitação indica alta probabilidade de as chuvas ocorrerem acima do normal em grande parte do Mato Grosso do Sul.

O modelo de previsão climática de temperatura média do ar indica alta probabilidade de que as temperaturas fiquem acima do normal em grande parte do Estado em 1°C acima da média, com exceção da região nordeste do Estado, em que a previsão é de temperaturas dentro da normalidade.

Essas condições indicam que Mato Grosso do Sul pode ter dias com temperaturas bem altas e outros com temperaturas mais baixas ou na média nos três meses de duração da primavera, que vai até 22 de dezembro.

Previsão do Tempo

O primeiro dia da primavera em Mato Grosso do Sul será de tempo firme. A meteorologia indica céu parcialmente nublado a claro, com névoa seca e baixa umidade relativa do ar em todas as áreas do Estado nesta segunda-feira.

A umidade relativa do ar acompanha as temperaturas. No início do dia a mínima pode ser de 16°C e a umidade do ar estará em 70%. Já durante a tarde, com máxima prevista de 36°C, a umidade cai para 20%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Capital, as temperaturas podem variar entre 18°C e 34°C e o tempo será parcialmente nublado a claro, com névoa seca baixa umidade do ar.

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus