NOTÍCIAS | Publicado em 04/07/2019 11:01:48    
Estado recebe R$ 1,5 milhão em equipamentos da Força Nacional

A Segurança Pública de Mato Grosso do Sul recebeu ontem viaturas, armamentos, munições, equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletes balísticos avaliados em R$ 1.507.205, 20. A entrega foi feita pelo vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante solenidade realizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

O objetivo da iniciativa é dar transparência à gestão dos bens públicos que podem ser doados, em especial, referente aos materiais sob a guarda e conservação da Força Nacional (FNSP), que estão em depósito. Com esta ação, a instituição pretende reforçar a integração, o estímulo à modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública estaduais, além aprimorar e desburocratizar os processos de transparência de patrimônios móveis do Governo Federal, no âmbito da FNSP.

 

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira, que participou do evento, esses equipamentos deverão reforçar as forças policiais do Estado, principalmente as unidades localizadas na região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. “Já os armamentos de grosso calibre serão destinados aos batalhões de Operações Espaciais (Bope) e Choque (BPChoque), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Militar Rodoviária e Delegacia Especializa Delegacia Especializada em Repreensão aos Crimes de Fronteiras (Defron)”, pontuou.

 

De acordo com o ministro Sergio Moro, a entrega contribuirá para o combate à  criminalidade, um dos compromissos prioritários  do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “De fato, nós temos observado, desde o início do Governo Bolsonaro, uma diminuição expressiva dos índices de criminalidade e isso se deve às iniciativas que o governo federal tem tomado em conjunto com os governadores dos Estados”, comentou.

 

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, tratou a entrega como grandiosa e única na gestão. “Destaco aqui o trabalho da Força Nacional que realizou em tempo recorde a difícil tarefa de catalogar esses 42 mil itens que estão sendo entregues. E, hoje, torna realidade essa grande doação e porque não dizer única do governo Federal para as unidades federativas”.

 

Entre os bens entregues para o MS estão: três picapes, oito carabinas Imbel IA-2, oito fuzis Imbel 7,62, 15 pistolas Imbel, 77 coletes balísticos, 100 mochilas táticas, 150 mochilão digitalizado, uma barraca com ar condicionado e kit iluminação, cartuchos de vários calibres, capacetes, coldres, bastões, botas e luvas, dentre outros equipamentos operacionais.

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus