NOTÍCIAS | Publicado em 06/02/2019 10:43:25    
Motoristas da Jaguar são treinados para combater assédio nos ônibus

Colaboradores da Jaguar Transporte Urbano, uma das empresas que integram o Consórcio Guaicurus, participaram de treinamento sobre dois temas relevantes envolvendo o transporte público: combate ao assédio sexual nos ônibus e implantação do sistema de telemetria nos veículos que compõem a frota.

 

O treinamento visando capacitar os colaboradores a atender clientes vítimas de abuso sexual nos ônibus e terminais foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMU) e Guarda Municipal.

 

A parceria entre o Consórcio Guaicurus e prefeitura especificamente sobre o tema teve início no final do ano passado, com o lançamento da campanha “O transporte é público, meu corpo não. Abuso sexual é crime”. Cartazes foram afixados em todos os ônibus de Campo Grande. Neles constam os telefones dos serviços que devem ser acionados nas situações em que a mulher esteja sendo abusada.

 

“Com esse tipo de treinamento estamos reforçando as ações previstas na campanha”, disse João Rezende Filho, diretor do Consórcio Guaicurus. Além de palestras com orientações sobre como os colaboradores do transporte devem  se comportar em casos de abuso sexual, foram confeccionados folders e adesivos com orientações também aos passageiros.

O crime de abuso sexual nos ônibus foi tipificado pela lei 13.718, de 24 de setembro de 2018, e pelo Decreto 5.079, de 24 de Junho de 2016.

 

Telemetria – Com relação à telemetria, os colaboradores foram orientados a respeito do funcionamento do sistema.

 

Por meio da telemetria são registrados todos os indicadores dos veículos, individualmente, como consumo de diesel, se o motorista está transitando em alta velocidade, fazendo curvas fechadas ou frenagens abruptas, e ainda a respeito da dados como temperatura do motor e outros.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus