NOTÍCIAS | Publicado em 05/10/2021 15:38:10    
Campanha de multivacinação acontece em todas as unidades de saúde

Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a campanha multivacinação, que teve início neste mês, está acontecendo em todas as unidades de saúde de Campo Grande.

Devido à imunização contra Covid-19 que tem acontecido concomitantemente, algumas unidades de saúde estarão com as salas de vacina funcionando exclusivamente para o público que será atendido por este imunizante no período da tarde. As demais funcionarão normalmente o dia todo.

“Esta campanha tem como principal objetivo evitar que doenças que não estão mais circulando no município retornem devido à baixa cobertura vacinal”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

O sarampo é uma destas doenças que podem ser evitadas pela vacinação. Em 2018, dois anos após receber o certificado de erradicação da doença, iniciou-se um surto da infecção no Brasil, provocando casos em diversas regiões do país.

Campo Grande não havia nenhum registro da doença desde o início da série histórica, mas no ano passado cinco casos foram confirmados, o que gera preocupação para a Sesau. “Foram casos em pessoas que sequer saíram da cidade, isso significa que o vírus já está circulando por aqui”, conclui o secretário.

Devem buscar as unidades de saúde os pais e responsáveis de crianças e adolescentes menores que 15 anos de idade para realizar a atualização da caderneta.

Doses disponíveis na campanha multivacinação

BGC

Hepatite B

Poliomielite (VIP – inativada)

Poliomielite (VOP – atenuada)

Rotavírus Humano G1P1

Pentavalente

Pneumocócica 10 valente

Meningocócica C (conjugada)

Febre Amarela

Tríplice Viral

Tetraviral

Hepatite A

DTP

Difiteria e Tétano (dT)

HPV

Pneumocócica 23-valente

Varicela

Influenza

dTpa (apenas para gestantes)

Locais e horários de vacinação

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus