NOTÍCIAS | Publicado em 23/09/2021 10:29:13    
Consórcio Guaicurus participa do Dia Mundial da Limpeza

O Consórcio Guaicurus participou no último sábado, 18, do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa do Coletivo Lixo Zero e que em Campo Grande foi realizada pelo Instituto Lixo Zero e Revolução Ambiental. A atividade de coleta de lixo e entulhos, que mobilizou dezenas de voluntários, ocorreu na Área de Preservação Ambiental do Córrego Ceroula.

A concentração, que contou com 105 voluntários, entre crianças e adultos, que participaram da iniciativa, foi na entrada principal da UEMS, para onde o Consórcio Guaicurus encaminhou o ônibus que transportou o grupo até a APA Ceroula. No local foram distribuídas luvas, sacos de lixo e água aos participantes.

Voluntários durante a realização do mutirão de limpeza na APA Ceroula (Divulgação)

O grupo foi dividido em 5 equipes menores, as quais promoveram a coleta de lixo nas cachoeiras do Ceuzinho, Inferninho e da Macumba. Entulhos foram retirados das imediações da APA Ceroula. Iniciativas na área da Educação Ambiental também foram desenvolvidas junto aos moradores e visitantes da região. No total, foi retirada 1,3 tonelada de materiais como vidro, plástico, metal, papel, papelão, rejeitos em geral, pneus e móveis.

De acordo com Dayana Medeiros, organizadora do evento, os resultados foram altamente satisfatórios. "O engajamento da população foi extremamente positivo e para o próximo ano estamos trabalhando no sentido de aumentar o número de voluntários envolvidos", argumentou.

Data mundial

O Dia Mundial da Limpeza é um evento que envolveu mais de 50 milhões de pessoas em 180 países no ano passado. Trata-se de uma ação social global destinada ao combate de toneladas de lixo descartadas de modo incorreto no meio ambiente de todo o planeta.

O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo e mais de 70% das reservas hídricas do país se concentram na Amazônia, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas e das matas e o uso inadequado dos solos têm contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, bem natural insubstituível na vida do ser humano.

 

Fonte: Vox MS

Assessoria de Imprensa do Consórcio Guaicurus