O reajuste de 24,9% no preço do diesel nas refinarias da Petrobras aumenta em 7,5% o custo médio das operações de empresas que operam serviços de transporte coletivo. A estimativa é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , que reúne o setor.
A entidade sustenta que os reajustes acumulados do diesel já aumentaram os custos do transporte público por ônibus em 10,6% só este ano.
Esses aumentos terão que ser repassados às tarifas caso não sejam compensados pelo poder público, porque muitas empresas de ônibus urbano de todo o país ficarão impossibilitadas de continuar suas operações, defende a NTU.
De acordo com a Associação, o aumento da Petrobras eleva o peso do combustível na composição dos custos de operação: O novo reajuste aumentou a participação do diesel no custo geral das operadoras do transporte público, de 26,6% para 30,2%. O diesel é o segundo item de custo que mais pesa no valor da tarifa, depois da mão de obra.
A situação, na avaliação da entidade, exige mudanças na política de preços dos combustíveis. a NTU defende a isenção de impostos sobre o diesel e o uso de parte do lucro da Petrobras para amortecer a alta dos derivados do petróleo.
Francisco Christovam, presidente executivo da NTU, reclama de ausência de diálogo por parte do governo. De acordo com ele, pedidos ao governo federal para um política diferenciada para o setor têm sido feitos há dois anos, sem resposta.
“A guerra da Ucrânia está servindo como justificativa para aumentos abusivos e inoportunos. O Brasil precisa de uma nova política de preços para os combustíveis, que traga previsibilidade aos agentes econômicos e aos consumidores. Existem algumas propostas em debate no Congresso Nacional para conter o reajuste dos combustíveis, que podem ser melhoradas. Mas nem elas avançam, pela falta de consenso interno e de articulação do Governo”, critica Christovam.
Fonte: Reconta Aí